História do Município
No final do século XIX, um grupo de idealistas liderados por João Meneghel decidiu fundar um patrimônio no sertão do alto Fartura, estado de São Paulo. Surgiram divergências sobre a localização da futura cidade. João Floriano Martins, conhecido como João Corrêa Preto, defendia que o melhor lugar seria às margens do córrego do Lajeado e do picadão que levava à fartura. Por outro lado, o velho Manoel Joaquim Mendes insistia para que fosse próximo de sua propriedade. No entanto, prevaleceu a opinião de João Meneghel, que escolheu o local das "Sete Encruzilhadas", de onde partiram sete picadas para os bairros mais povoados.
Com a doação de uma pequena gleba, os pioneiros ergueram em 1902 uma capela dedicada a Santa Rita de Cássia, onde hoje se encontra o jardim público municipal. Em 3 de maio do mesmo ano, foi erguido o primeiro cruzeiro, símbolo da fé. Inicialmente, poucas famílias habitavam a região, e os habitantes precisavam se deslocar até Fartura para obter suprimentos e assistência médica.
Com o fracionamento da fazenda Corrêas em pequenas propriedades, o comércio e a produção cresceram, levando ao aumento populacional. Em 1905, uma nova capela foi construída com tijolos e telhas, ao lado da qual foi instalado um sino para chamar os fiéis à oração aos domingos.
Em 1910, o perímetro do Patrimônio da Santa Cruz foi estabelecido e o local passou a ser chamado de "Santa Rita dos Impossíveis da Concórdia". Em 1912, por uma lei estadual, o distrito de paz foi criado e recebeu o nome de Ribeirópolis, em homenagem a José Deocleciano Ribeiro, proprietário da fazenda Santa Rita.
Mais tarde, em 1944, o nome foi mudado para Taguaí, que tem origem na língua Tupi Guarani, significando "barro de cerâmica" (tagua) e "água" (i), representando a união de barro e água.
Finalmente, em 18 de fevereiro de 1959, o município de Taguaí foi oficialmente criado, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 5.285 de 18/12/1959. A instalação do município ocorreu em 1º de janeiro de 1960, em uma cerimônia solene presidida pelo senhor Ivanhoé Nóbrega de Sales, Juiz de Direito da Comarca de Piraju, à qual Taguaí pertencia na época. Os fundadores do município de Taguaí foram João Carniato, João Meneghel e João Floriano Martins. Eles desempenharam um papel fundamental na criação e no desenvolvimento da comunidade, deixando um legado duradouro para as gerações futuras.